A1 - Estudo da situação atual e levantamento de requisitos
Na atividade 1 será realizado um estudo relativo ao estado atual (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) das zonas rurais, tendo como foco principal, as zonas de Baião e Bragança, onde se encontram instalados os agricultores e a associação que participam deste projeto.
Assim, pretendemos compreender as dificuldades e os entraves sentidos para a fixação da população nestes territórios e o impacto na economia local, como também, as necessidades sentidas pelos agricultores e outros atores económicos locais com atividades conexas à agricultura. Em simultâneo, será efetuado o levantamento dos requisitos essenciais para que os objetivos do projeto sejam implementáveis em contexto real.
A ESAC será o responsável desta atividade e contará com a participação da WISEWARE, EPADRV, ADARAD, ACRIGUARDA, IT, DRAPC e agricultores das regiões onde serão implementados os demonstradores.
A2 - Especificação e definição do plano de atuação
Nesta atividade será definido o plano de atuação tendo em consideração os outputs obtidos do estudo efetuado na atividade 1. O plano de atuação, que contemplará as estratégias a adotar para solucionar as necessidades identificadas, será composto pelas seguintes orientações:
-digitilização da agricultura e pecuária, através do recurso a sensorização, IoT e big data, tornando estas atividades mais atrativas e promovendo a criação de PME’s nestes setores;
-exposição dos dados de sensorização através da web e redes sociais, criando relação com habitantes de meios urbanos;
- integração do agroturismo (recorrendo também a tecnologia) como forma de dinamização da economia local e aumento dos rendimentos dos produtores;
-conhecimento disponível de forma igualitária a todos os (potenciais) produtores, através do desenvolvimento de uma plataforma de partilha de conteúdo e da realização de sessões de capacitação técnica.
Assim, e uma vez que será aplicada tecnologia em favor da revitalização das zonas rurais, mais propriamente, nos locais onde se encontram instalados os agricultores que farão parte dos casos de estudo e no Polo de Inovação de Coimbra, será necessário especificar a tecnologia que melhor colmatará as necessidades identificadas na atividade 1.
O IT será líder desta atividade e terá como parceiros intervenientes a WISEWARE, a ESAC e a EPADRV.
A3 - Demonstradores em contexto real
Aqui será executado o plano de atuação definido na atividade 2. Serão desenvolvidas e implementadas as soluções tecnológicas em contexto real, realizadas as sessões de capacitação e as primeiras atividades de agroturismo.
Será ainda criada uma infraestrutura de análise e processamento de dados de forma a poder expor a informação acerca da monitorização das atividades agropecuárias aos utilizadores das áreas urbanas, através da web e redes sociais.
Posteriormente, será efetuada a monitorização e avaliação das soluções implementadas, tanto a nível estratégico como a nível tecnológico.
A atividade será da responsabilidade da WISEWARE e contará com a participação dos restantes parceiros.
A4 - Promoção e divulgação
Esta atividade consiste na promoção e divulgação do projeto e seus resultados, pelo que será criado um plano de disseminação e divulgação dos resultados.
Serão desenvolvidos e publicados artigos científicos, realizados workshops, demonstrações e participações em feiras do setor. Adicionalmente, será criado um website do projeto e utilizados outros meios de divulgação digital para promoção do projeto.
A promoção irá incluir uma campanha de divulgação do mecanismo de interação com os utilizadores das áreas urbanas. Todos os parceiros terão intervenção nesta atividade, sendo a DRAPC o responsável.
A5 - Gestão do projeto
A gestão do projeto acompanhará a execução projeto do início ao fim, e consiste na monitorização da sua execução física e financeira. Serão realizadas reuniões de consórcio mensais com todos os parceiros e reuniões técnicas mediante as atividades que se encontrarem em curso. Assim, todos os membros do consórcio irão participar nesta atividade, quer seja na realização e reuniões, apoio à tomada de decisão e desenvolvimento dos entregáveis necessários. O líder desta atividade será o IT e todos os parceiros terão participação ativa.
Responsabilidades
WISEWARE
-desenvolver, implementar e monitorizar soluções tecnológicas;
-promover e divulgar o projeto;
-desenvolvimento de plataformas (de partilha de conhecimento, de exposição das atividades agrícolas; onde constam os dados de monitorização da rega/culturas e da atividade animal).
COTHN
-apoiar a implementação do plano de disseminação e divulgação dos resultados;
-ações de capacitação e informação orientadas para técnicos e produtores;
-apoio técnico ao nível dos sistemas de automatização de rega e na monitorização e avaliação no plano de atuação.
DRAPC
-disponibilização dos terrenos/culturas para a realização de experimentos em contexto real;
-atividades de disseminação e divulgação dos resultados;
-apoiar na implementação, monitorização e avaliação dos demonstradores tecnológicos e agroturísticos.
EPADRV
-realização do estudo inicial e definição do plano de atuação;
-ações de capacitação para técnicos e produtores;
-ações de promoção e divulgação do projeto;
-monitorização e avaliação no plano de atuação.
Daniela Neto
-disponibilização dos terrenos/culturas para a realização de experimentos em contexto real;
-apoio à implementação e monitorização dos demonstradores tecnológicos e agroturísticos.
ESAC
-apoiar na realização do estudo inicial e definição do plano de atuação;
-apoiar na implementação dos demonstradores tecnológicos e agroturísticos e consequente avaliação dos mesmos;
-ações de divulgação e promoção do projeto e disseminação dos resultados.
ACRIGUARDA
-conhecimento técnico ao nivel (da postura) animal e apoio na implementação científica nesta matéria.
-apoio à implementação e monitorização dos demostradores tecnológicos e agroturísticos.
-ações de divulgação e promoção do projeto e disseminação dos resultados.
ADARAD
-conhecimento técnico ao nivel d eregime cultural vinhateiro e apoio na implementação científica nesta matéria.
-apoio à implementação e monitorização dos demostradores tecnológicos e agroturísticos.
-ações de divulgação e promoção do projeto e disseminação dos resultados.
IT -gestão e acompanhamento do projeto;
-prototipar, implementar, monitorizar e avaliar soluções tecnológicas;
-promover e divulgar o projeto e disseminar os resultados.